Sugestões de Filmes

Proposta:

Assistam o filme indicado ( em vermelho) para discutirmos sobre o mesmo dentro da realidade hoje, assim faremos uma releitura do caso com uma visão inclusiva.

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.


Sugestões de filmes que tratam sobre diferentes deficiências

A HISTORIA DE CARRIE BUCK
No final dos anos 20, um processo movimentou a justiça do Estado de Virginia, nos EUA, possibilita que. algumas mulheres com problemas mentais sujam esterilizadas sem saber. Na ocasião Carrie Buck, (Maltin) uma garota com deficiência mental fica grávida e é indicada pela instituição para ser esterilizada
 

A PRIMEIRA VISTA
Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.
 

A PROVA
Catherine (Gwyneth Paltrow) é filha de um matemático brilhante (Anthony Hopkins), porém mentalmente perturbado, que acaba de morrer. Ela tenta não herdar dele a insanidade que tanto o marcou. Suas maiores complicações são com um dos estudantes de seu pai, Hal (Jake Gyllenhaal), que quer ter acesso a suas anotações, e com a irmã Claire (Hope Davis), afastada há muito tempo.
 

A SOMBRA DO PIANO
Mostra a relação problemática de uma mãe, frustrada pela impossibilidade de seguir a carreira artística, com suas filhas, sendo uma delas autista. Esboço da diferença entre um possível tratamento hospitalar e a relação familiar com a jovem autista.

ALÉM DOS MEUS OLHOS (1988)
Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais - e provar que são capazes de cuidar de alguém.

BENNY E JOON (1992)
Benjamin "Benny" Pearl (Aidan Quinn) é um mecânico que cuida da sua irmã, Juniper "Joon" Pearl (Mary Stuart Masterson), uma jovem com problemas mentais. Joon vai à loucura quando, por ter perdido em um jogo, se vê obrigada a tomar conta de um excêntrico jovem, Sam (Johnny Depp), que parece ser a reencarnação de Buster Keaton. Mas Sam, com seu jeito peculiar, irá transformar muito a vida deles

CÓDIGO PARA O INFERNO
Simon (Miko Hughes), um menino autista de nove anos, decifra por acaso um importante código de segurança dos sistemas do governo. Pouco depois, seus pais são assassinados e o garoto desaparece. O agente do FBI Art Jeffries (Bruce Willis), que tem sido escalado para tarefas rotineiras após o fracasso de uma operação na qual participava, é selecionado para investigar o desaparecimento de Simon. Art o encontra traumatizado e assustado e se identifica com o isolamento e dor do menino. Quando Art percebe que Simon corre perigo, precisa protegê-lo e descobrir quem e por que querem matá-lo.

COMO ESTRELAS NA TERRA (2007)
É a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e a vontade de viver.
 
CORPO FECHADO (2000)
Um espantoso desastre de trem choca os Estados Unidos. Todos os passageiros morrem, com exceção de David Dunne (Bruce Willis), que sai completamente ileso do acidente, para espanto dos médicos e de si mesmo. Buscando explicações sobre o ocorrido, ele encontra Elijah Price (Samuel L. Jackson), um estranho que apresenta uma explicação bizarra para o fato.

DANÇANDO NO ESCURO (2000)
Selma Jezkova (Björk) é uma mãe-solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho isto foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.


DE PORTA EM PORTA (2002)
Portland, Oregon, 1955. Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter (William H. Macy) tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas "normais", mas ao fazer sua 1ª venda para uma alcóolatra reclusa, Gladys Sullivan (Kathy Baker), ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia e, para ajudá-lo nesta trajetória, além da sua mãe e Gladys, surgiu Shelly Soomky Brady (Kyra Sedgwick).

 
DOMINICK E EUGENE
Dominick (Tom Hulce) e Eugene (Ray Liotta) são gêmeos não idênticos órfãos de mãe, que são criados longe do pai e vivem juntos. Porém Dominick é um pouco "lento", em virtude de um acidente que sofreu quando era jovem, enquanto Eugene se torna médico, o fazendo ter uma vida muito restrita para cuidar do irmão A relação deles vive um momento conflitante, quando Eugene tem que decidir entre a devoção dele ao irmão ou sua necessidade para partir completar os estudos.

DO LUTO À LUTA
Uma análise das deficiências e potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome de Down é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que se imagina, principalmente quando são deixados de lado os preconceitos e estigmas sociais.

ENSINANDO A VIVER (2007)
David Gordon (John Cusack) é um escritor de ficção científica que ficou viúvo recentemente. Ele então decide adotar Dennis (Bobby Coleman), um menino órfão que acredita ser um marciano em missão de exploração na Terra. Liz (Joan Cusack) tenta dissuadir David da idéia, alegando os perigos da paternidade. mas ele está decidido e adota o garoto. A partir de então passa a contar com ajuda da amiga Harlee (Amanda Peet), já que se vê completamente perdido.

EXPERIMENTANDO A VIDA (2000)
Molly McKay (Elisabeth Shue) é uma mulher de 28 anos queé intelectualmente "lenta", pois sofre de autismo desde a infância. Ainda muito jovem foi internada, mas agora, com o fechamento da instituição, Buck McKay (Aaron Eckhart), seu irmão, fica com sua guarda. Buck não a via desde quando ela era criança, assim apesar de irmãos eram dois estranhos. Além disto Buck está atravessando problemas em sua vida profissional. Quando Buck fica sabendo através dos médicos de uma arriscada cirurgia experimental que pode curar Molly, ele dá seu consentimento. A operação é um sucesso e Molly deixa de sofrer de autismo, sendo que paralelamente revela um genial intelecto. Mas a intensa concentração da sua personalidade autista permanece e Buck constata que a nova Molly vai enfrentar outro grande desafio.

FELIZ ANO VELHO
Trata de um caso de deficiência física adquirida, em que são externadas as percepções mais subjetivas de seu portador. Enfoca a superação da negação e da depressão, causadas pela perda da mobilidade e da autonomia do paraplégico. Baseado na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva.
 

FILHOS DO SILENCIO
Baseado num sucesso da Broadway, o filme conta a história de amor de John Leeds (William
"Hurt), um idealista professor de deficientes e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Matlin). No início, Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática, mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional que rompe a barreira do silêncio que os separa. Trata de comportamentos, interações e possibilidades de adultos com deficiência auditiva.

FORREST GUMP (1994)
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

GILBERT GRAPE: APRENDIZ DE SONHADOR
Trata da historia de um rapaz que cuida do irmão com deficiência mental, retratando algumas dificuldades enfrentadas por familiares no cuidado com as pessoas com esta condição.

JENNIFER, A PRÓXIMA VÍTIMA (1992)
Policial investiga uma série de crimes, nos quais a única testemunha é uma garota cega e que também pode ser a próxima vítima. Fatalidade: policial e testemunha têm um caso de amor.

LAGRIMAS DO SILENCIO
Relata o caso de uma atriz de teatro que adquire uma deficiência auditiva
 

LOUCOS DE AMOR
Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.
 

MENINA NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Fala sobre a síndorme de La Tourett

MENTES QUE BRILHAM
A história de Fred Tate (Adam Hann-Byrd), um garoto de sete anos com inteligência acima da média e sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, o menino se vê afastado do convívio social, em parte por causa da superproteção de sua mãe, a garçonete Dede (Jodie Foster). Como não consegue matriculá-lo em escolas comuns, ela procura por uma instituição especial para crianças superdotadas, onde o menino é inscrito numa espécie de olimpíada para pequenos gênios. Durante a competição, ele apresenta um desempenho notável, mas acaba agravando seu estado psicológico.
 

MEU NOME É RÁDIO
Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um estudante de colegial que é deficiente mental. O relacionamento dos dois dura décadas e Radio se transforma de um garoto tímido e atormentado a uma inspiração para a comunidade onde vive.

MEU FILHO, MEU MUNDO
Relata a historia de uma mae com intervenções intuitivas com o filho autista. Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que havia alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação do que suspeitavam… Raun era autista. Decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá-lo.Então lutaram para preservá-lo das discriminações da sociedade. É com muito amor e carinho Ensiram tudo que ele precisava saber.

MEU PE ESQUERDO
Christy Brown (Daniel Day-Lewis) é o filho
de uma pobre família irlandesa. Ele nasce com paralisia cerebral, trazendo sérias conseqüencias para os movimentos do seu corpo. Com o único movimento que tem, do seu pé esquerdo, Christy consegue se revelar como ótimo escritor e pintor. Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis e Atriz Coadjuvante para Brenda Fricker. 

Mr HOLLAND, ADORAVEL PROFESSOR
Mostra as dificuldades de comunicação entre pai ouvinte e o filho surdo. Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compor uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor.
 

O ENCANTADOR DE CAVALOS
Robert Redford que também dirige o filme é um vaqueiro aparentemente rude, mas com um extraordinário dom com os animais. Quando é escolhido para curar uma menina e seu cavalo, tem início um turbulento romance com a mãe da garota, uma sofisticada executiva. Grace, uma encantadora garota e seu adorável cavalo ficam completamente traumatizados depois de um terrível acidente que deixou marcas profundas, física e emocionalmente em ambos. Percebendo que os destinos de sua filha e do cavalo estão ligados, sua mãe (Thomas), a poderosa editora de uma grande revista, lança uma ampla campanha para encontrar um "encantador de cavalos", alguém com o talento único de curar cavalos doentes. Quando encontra Tom (Redford), um rancheiro "durão", ela descobre que este sujeito aparentemente rude possui um extraordinário dom com os animais e que também, de alguma forma, envolve todos que estão em seu redor. Enquanto Tom trabalha para reconstruir todas as vidas afetadas pelo o acidente, tem início um romance entre o cavaleiro e a sofisticada executiva, um amor ao mesmo tempo com conseqüências ao mesmo tempo maravilhosas e trágicas.
 

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

OITAVO DIA (1995)
Mostra a sensibilidade e a afetividade de um jovem com síndrome deDown e as alterações que as suas capacidades provocam nos outros.
Harry (Daniel Auteuil) é um empresário estressado, que trabalha no departamento comercial de um banco belga e foi abandonado por sua esposa e filhas há pouco tempo. Deprimido, ele se dedica ao trabalho durante os 7 dias da semana. Até que um dia ele decide vagar pelas estradas da França, sem rumo definido. Após quase atropelar Georges (Pascal Duquennes), que sofre de síndrome de Down, Harry decide levá-lo para casa mas não consegue se desvencilhar dele.
 

OS SEGREDOS DE ADAM
Um professor de matemática e uma pianista formam um casal feliz que finalmente vai ter um bebê. Nasce Adam mas a mãe intui que há algo errado com a criança. Quatro anos depois o menino autista ainda não fala, só desenh
"a e tem fixação por um canal de crimes. Todos os que lhe perturbam começam a morrer, inicia-se a investigação policial ( que suspeita do menino), paralelamente a mãe tenta desesperadamente proteger a criança e desvendar o mistério que envolve o filho. 

O COLECIONADOR DE OSSOS (1999)
Em Nova York, durante uma investigação Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um conceituado policial, sofre um acidente quando uma viga cai sobre ele, deixando-o tetraplégico. Após quatro anos em uma cama, onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, Rhyme se concentra na idéia de suicídio mas como é difícil para ele se matar tenta convencer aos que estão em sua volta em ajudá-lo na eutanásia, que chama de transição final. Mas repentinamente tudo muda quando um serial killer comete crime violentos e fica claro que o criminoso quer dizer alguma coisa. Em virtude de ser respeitado por seus colegas um laboratório, os meios modernos de investigação são levados para sua casa, mas o mais importante é a presença de Amelia Donaghy (Angelina Jolie), uma policial de rua que Rhyme considera ser a pessoa perfeita para investigar. Mas Howard Cheney (Michael Rooker), o chefe de polícia, é um monumento à incompetência que só sabe criar entraves, apesar de mais crimes estarem acontecendo.

O DESPERTAR DE UMA VIDA (2001)
De um ano e meio de idade aos 13 anos, Katie foi encarcerada pelos pais. Trancada num quarto, amarrada e imobilizada, presa a uma cadeira-penico, Katie suportou anos, isolada em silêncio, e pontuados por brutalidade. Quando o caso dela finalmente se torna público, ela é transferida para um hospital em Los Angeles, onde se descobre que nunca lhe ensinaram a falar. Katie era uma anomalia, uma criança selvagem moderna. Com detalhes impressionantes “O Despertar de uma Vida” conta a história de encarceramento de Katie, sua descoberta e seu difícil percurso para se juntar à humanidade como uma bela e jovem mulher.

O ÓLEO DE LORENZO (1993)
Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

O FILHO DO SILÊNCIO (1997)
Em virtude do seu modo gentil, um homem meio surdo (Sylvester Stallone) que nunca conseguiu ser um policial em Nova York, foi eleito xerife de um pequeno vilarejo em Nova Jersey, onde moram vários policiais. É lá que o pacato guardião da lei vai tomando consciência da rede de corrupção e assassinato que envolve alguns dos mais sérios moradores da região.

OS SEGREDOS DE ADAM (1994)
Filho de Linda e Peter Pratman Adam é autista, mas ainda amo ele e espero que ele vai começar a falar, pelo menos, algum dia. No entanto ele brincou e abusada pelos garotos do bairro e seu avô. Quando várias pessoas em torno de Adam morrer de uma morte inesperada, seus pais começam a suspeitar de Adam – ele é apenas simular a ser tão ignorante sobre o seu ambiente?

PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO (1998)
No ambiente silencioso e esterilizado de um hospital, um palhaço com sapatos gigantescos e um enorme nariz vermelho surge pela porta. Os pacientes que se cuidem... Rir é contagioso. A história real de Patch, paciente e, mais tarde, médico de uma instituição para doentes mentais, celebra o triunfo da busca insistente por um ideal. Sua vontade de tornar-se médico surgiu quando, ainda adolescente, foi internado numa clínica devido a uma depressão. Seu sonho começou a se tornar realidade no final dos anos 60, quando Patch estudou na Escola de Medicina da Virgínia e, em seguida, abriu o Instituto Gesundheit com uma abordagem mais personalizada da prática médica. Tudo estava bem, mas em meados dos anos 80, o Instituto Gesundheit começou a receber atenção da mídia sobre seus procedimentos terapêuticos nada ortodoxos. Os conflitos começaram. Em 1993, Patch escreveu um livro sobre seu trabalho explicando suas prescrições inspiradas no humor e o porquê de querer vestir-se de gorila, de encher uma sala com balões ou uma banheira com macarrão - tudo para conseguir um sorriso, realizar uma conexão emocional com seus pacientes, ou conseguir levar um simples momento de prazer aos doentes. O doutor Patch proclama: "Todos sabemos como o amor é importante e, mesmo assim, quão frequentemente o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo que não podem ser curadas com uma simples pílula?". Utilizando métodos nada convencionais e surpresas incríveis para aplacar a ansiedade dos pacientes, Patch foi o pioneiro na ideia, até então radical, de que os médicos devem tratar as pessoas, e não apenas a doença. Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos.

PERFUME DE MULHER
Aborda as possibilidades e impossibilidades de uma pessoa com deficiência visual. Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O'Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade

PRISIONEIROS DO SILÊNCIO (1994)
Mulher tenta fazer o melhor que pode pelo filho autista. Após anos de dúvida, resolve colocá-lo numa instituição especializada para tratamento, com muito pesar. Mas descobre ter feito a escolha certa ao encontrar alguém capaz de devolver-lhe a esperança.


RAIN MAN  
Aborda as possibilidade e impossibilidades de uma pessoa autista. Um jovem hippie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele estava internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos

RAY (2004)
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7 anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente quando, pioneiramente, incorpora o gospel , country e jazz, gerando um estilo inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.

SEMPRE AMIGOS
Maxwell Kane (Elden Henson) é um garoto de 14 anos que tem dificuldades de aprendizado e vive com seus avós desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, morta pelo marido. Quando Kevin Dillon (Kieran Culkin), um garoto que sofre de uma doença que o impede de se locomover, se muda para a vizinhança eles logo se tornam grandes amigos. Juntos vivem grandes aventuras, enfrentando o preconceito das pessoas à sua volta.

SHINE – BRILHANTE
Desconhecido chega em um bar numa noite de chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.

SIMPLES COMO AMAR (1999)
Após passar alguns anos em uma escola especial, Carla Tate (Juliette Lewis) foi "graduada" e poderá voltar para casa de seus pais em São Francisco. Mas, apesar de ser intelectualmente limitada, Carla planeja morar sozinha, ter uma vida independente e também se libertar da presença da mãe, que a vigia de forma sufocante. Este desejo de ter seu próprio apartamento é aumentado quando conhece Danny McMann (Giovanni Ribisi), um jovem que como ela é mentalmente "lento", mas mora sozinho. Em pouco tempo Carla e Danny estão namorando e já pensam em se casar.

TESTEMUNHA DO SILÊNCIO (1994)
Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele - a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las.

TUDO PELA VIDA (1992)
Após um acidente, uma atriz de sucesso de novelas acaba ficando paraplégica e volta a viver com os pais em Louisiana. Lá, ela passa a cultivar uma vida complicada, regada a bebida e a desentendimentos com suas enfermeiras. Com o tempo, surge uma amizade com uma das acompanhantes, que traz um novo alento para sua vida. 

UMA LIÇÃO DE AMOR
Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão. 

UMA MENTE BRILHANTE (2001)
John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.